Kairus - FÉRUS Gerenciador/Software Lan House e Cyber Cafés e LOREAN Software para Casas Noturnas, Baladas e Restaurantes

Suporte

Suporte completo do Férus

Dúvidas Frequentes

  • [Instalação] O Firewall do Windows interfere no funcionamento do programa FÉRUS em minha LAN house?
  • Sim. O Firewall pode interferir no funcionamento do programa FÉRUS em sua Lan house impedindo que alguns componentes sejam instalados. Também, pode interferir na comunicação com as demais máquinas da rede. Sugerimos desativar o Firewall do Windows ou configurá-lo de modo que tal interferência não ocorra.
  • [Instalação] O Controle de Contas de Usuário (UAC) do Windows interfere no programa FÉRUS em minha LAN house?
  • Sim. O UAC pode limitar a instalação de arquivos necessários para a instalação e execução do programa FÉRUS em sua LAN house. Também, o UAC pode impedir que as atualizações do programa FÉRUS sejam implantadas adequadamente.
  • [Instalação] O programa FÉRUS requer IP fixo na rede?
  • Com exceção do computador onde está instalado o programa FÉRUS Servidor, não. Contudo, para manter uma melhor organização dos seus terminais na rede da sua LAN house, fortemente recomendamos manter todas as máquinas com o IP fixo. A troca de IPs nos terminais podem acabar sendo identificadas pelo programa FÉRUS na rede como, por exemplo, a instalação de um novo terminal.
  • [Instalação] Meu antivírus está identificando o programa FÉRUS como um ameaça. O que devo fazer?
  • Alguns antivírus podem interferir diretamente no processo de instalação, validação e comunicação entre as maquinas em sua LAN house. Destes antivírus, alguns podem ser facilmente configurados inserindo a pasta ‘Kairus’ como exceção ou exclusão no procedimento de varredura (scan). Já outros possuem Firewall interno e precisam ser desativados manualmente.
    Contudo, alguns antivírus como Avast, Baidu, Comodo e Panda ainda que feito os ajustes acima, insistem em acusar alguns componentes do programa FÉRUS como vírus (falso-positivo) excluindo alguns arquivos e impedindo seu funcionamento. Caso utilize algum dos antivírus acima em sua LAN house, sugerimos substituí-lo por outro - como exemplo - o Microsoft Security Essentials.
  • [Instalação] Gostaria de saber como uso o sistema ‘Conta’ do FÉRUS em minha LAN house.
  • O sistema Conta na verdade é uma forma diferenciada de pagamento. O cliente poderá armazenar o saldo restante em valor (R$) em sua Conta ou então creditar manualmente valores em sua conta.
    Para utilizar este sistema, o programa deverá estar configurado para armazenar o saldo restante em Conta e o sistema Conta habilitado na aba ‘Serviços/Tarifas’.
    Quando o cliente possuir valor de saldo restante, após selecionar o cadastro do cliente, lance um serviço pré-pago no valor de seu saldo. Em seguida, ao pressionar F5 para especificar o pagamento, altere a forma pagamento de ‘Dinheiro’ para ‘Banco de Horas’. Assim, o serviço será pago com o saldo do cliente e caso ele finalize a sessão antes de liquidar seu saldo, o saldo restante voltará para a sua Conta.
  • [FÉRUS Connect] Ao acessar o programa FÉRUS Connect, a mensagem “Licença não encontrada no Servidor, verifique se o Férus Monitor está conectado a Internet!” está sendo exibida. O que devo fazer?
  • Essa mensagem é exibida no programa FÉRUS ao executar o Férus Connect no Férus Servidor em sua Lan house. Por favor, verifique:
    Se o FÉRUS Monitor está sendo executado no servidor primário.
    Se o Servidor Primário está conectado a internet.
    Se a ID, login e senha estão corretos.
    Caso as situações acima estejam em acordo, feche o programa gerenciador FÉRUS Monitor, finalizando-o pelo Gerenciador de Tarefas do Windows, e reabra-o.
  • [FÉRUS] Há como aumentar ou diminuir o tamanho das células onde ficam os terminais no programa FÉRUS para caber todas minhas máquinas?
  • Sim. As células podem ser redimensionadas para melhor adequar seus terminais no painel de monitoramento. Basta fazer o seguinte:
    Clique na aba ‘Configurações’.
    Vá em ‘Configurações (software)’.
    Clique no botão ‘Monitoramento’.
    No lado esquerdo da tela, em ‘Visualização’, há uma alavanca na vertical (altura) e uma alavanca horizontal (largura). Faça os ajustes como preferir.
    Clique em ‘Gravar’.
  • [FÉRUS] Sou obrigado a cadastrar os clientes da minha LAN house no programa FÉRUS?
  • Não. No programa FÉRUS é possível utilizar um cadastro genérico para lançar vendas sem a necessidade de cadastrar clientes. Para isso, disponibilizamos o perfil ‘Consumidor’.
    Esse perfil (cadastrado com o número 2) permite ser lançado simultâneamente em todos os computadores da sua LAN house. Contudo, lembramos que por ser um perfil genérico, não é possível armazenar qualquer tipo de saldo restante em sua conta.
  • [FÉRUS] Como faço o fechamento de caixa da minha LAN House no programa Férus?
  • Para haver um controle financeiro adequado na LAN house, recomendamos que o fechamento seja feito diariamente, ao finalizar o expediente em sua LAN house ou a cada troca de turno. Faça o seguinte:
    Conte todo o dinheiro de seu caixa (notas, moedas, tickets, etc).
    Clique em “Fechamento de Caixa” (painel superior).
    Na janela exibida, insira o valor total de seu caixa no campo ‘Valor de Fechamento.
    Clique em gravar e confirme. O gerenciador fará logoff automaticamente.
  • [FÉRUS] Gostaria que o relatorio de Fechamento de Caixa fosse impresso ao fechar o caixa. Há como automatizar para lembrar meu funcionário?
  • O relatório de Fechamento de Caixa pode ser impresso a qualquer hora. Para facilitar para o funcionário, podemos habilitar a função “Perguntar se deseja imprimir dados ao fechar o caixa”. Com esta função ativa, toda vez que efetuar o fechamento o gerenciador perguntará se deseja imprimir o fechamento.
    Para habilitar esta função, faça o seguinte:
    Vá no menu principal ‘Configurações’.
    Vá em Configurações (software).
    Clique no botão ‘Monitoramento’.
    Na parte central da tela, marque a quarta opção de baixo para cima (‘Perguntar se deseja imprimir dados ao fechar o caixa’).
    Clique em ‘Gravar’.
  • [FÉRUS] Minhas máquinas estão fora de ordem no painel de monitoramento do meu gerenciador. Como organizá-los?
  • Para organizar a posição dos terminais em sua tela, siga estes passos:
    Vá na tela principal.
    No lado direito superior, abaixo do menu principal, localize e selecione o botão ‘Ordenar Máquinas’.
    Selecione o terminal desejado e o arraste para a posição que deseja. Faça isso até organizar todas da melhor maneira que desejar.
    Clique novamente no botão ‘Ordenar Máquinas’ para reativar o controle das outras funções do FÉRUS Servidor.
  • [FÉRUS] Quero reiniciar o computador do cliente assim que o tempo dele terminar. O gerenciador pode fazer isso em minha LAN house?
  • Sim. O gerenciador Férus possui uma configuração que pode ser personalizada de acordo com a sua necessidade. Para personalizar a ação que o programa FÉRUS executará após o término do tempo cliente, confira o seguinte procedimento:
    Vá no menu superior em ‘Configurações’.
    Vá em ‘Configurações (software)’.
    Clique na aba “Terminais”.
    No lado direito superior, em “Ao finalizar a sessão”, selecione uma entre as ações disponibilizadas pelo gerenciador FÉRUS.
    Clique em ‘Gravar’.
  • [FÉRUS] Consigo configurar no gerenciador algo para restringir acesso de menores ou até mesmo solicitar autorização ou acompanhamento de responsável em minha LAN house pelo gerenciador FÉRUS?
  • Sim. Basta realizar o seguinte procedimento:
    Acesse o painel superior em ‘Configurações’.
    Vá em ‘Configurações (software)’.
    Acesse a aba ‘Lista de Espera/ Login’.
    No lado direito inferior, acesse ‘Aviso menor de Idade’. Neste local, pode ser configurada a permanência para menores de idade, solicitação de autorização por escrito dos pais e até se o cliente precisa estar com um responsável no local.
    Ao preencher as informações, clique em ‘Gravar’.
  • [FÉRUS] Há como inserir crédito manualmente no meu gerenciador FÉRUS para os clientes poderem usar mais tarde?
  • Tanto ‘tempo’ quanto ‘valor’ podem ser adicionados manualmente para os clientes da LAN house usarem mais tarde. Proceda assim:
    Caso a LAN house trabalhe com Banco de Horas ou Conta, vá até o cadastro do cliente.
    Em seguida, acesse a aba ‘Banco de Horas’ ou 'Conta'.
    Clique na opção ‘Creditar’.
    Insira o tempo a ser acrescido no respectivo crédito e justifique o motivo deste crédito.
    Em seguida clique em ok.
  • [FÉRUS] Na minha LAN house eu deixo alguns clientes me pagar outro dia (fiado) pelo que usaram ou consumiram. Posso controlar isso com o programa FÉRUS?
  • Sim. No sistema FÉRUS, o administrador da LAN house pode autorizar no cadastro do cliente (Perfil) o campo ‘Limite’ onde será lançado na ‘Conta’ do cliente o saldo (débito) no valor desejado.
    Mas o serviço de ‘Conta’ deverá estar ativado no sistema para poder utilizar o saldo concedido pelo ‘Limite’.
  • [FÉRUS] Como faço para autorizar quem já possui saldo guardado na LAN para logar diretamente no terminal sem passar pelo balcão?
  • Tanto quem possui saldo em tempo no ‘Banco de Horas’ ou saldo em valor (R$) podem logar diretamente no terminal sem precisar passar pelo balcão. Mas para isso o cliente deve possuir cadastro no gerenciador e saldo em seu ‘Banco de Horas’ ou em sua ‘Conta’. Faça o seguinte:
    Vá no menu principal em ‘Configurações’.
    Vá em ‘Configurações (software)’.
    Agora, acesse o botão ‘Lista de Espera/ Login’.
    No lado direito da tela, em ‘Tipo de Login’, há a opção ‘Login no Terminal’.
    Nas opções disponíveis, selecione ‘Utilizar Saldo ou Tempo’ - ou outra mais específica.
    Clique em 'Gravar'.
  • [FÉRUS] Há como colocar o site da minha LAN house/Cyber Café como página inicial dos navegadores dos terminais?
  • É possível configurar seus terminais para que exibam seu site como página inicial na internet assim que abrirem seu navegador. Faça o seguinte:
    Vá no menu principal em “Configurações.
    Clique em ‘Configurações(Software)’.
    Acesse a aba “Terminais”.
    Na parte central da tela em “Página Inicial/Volume/Texto Login” clique no campo para habilitar onde será inserido o endereço desejado.
    Clique em “Gravar”.
  • [FÉRUS] Em minha LAN house só trabalho com dinheiro. Há alguma forma de agilizar o atendimento sem ficar especificando a forma de pagamento?
  • Sim. Há como configurar seu gerenciador para ‘Trabalhar somente com dinheiro’ dispensando há necessidade de especificar a forma de pagamento.
    Para habilitar esta função, faça o seguinte.
    Vá até ‘Configurações’ e depois em ‘Configurações (software)’.
    Acesse a aba “Geral/Pagamentos.
    No lado inferior direito, em ‘Compatibilidade’, clique no campo ‘Trabalhar somente com dinheiro’.
    Clique em ‘Gravar’.
  • [FÉRUS] Onde configuro os campos obrigatórios do cadastro em meu gerenciador?
  • Os campos obrigatórios de cadastro dos clientes de sua LAN house podem ser feitas no seguinte caminho:
    Vá em ‘Configurações’.
    Vá em ‘Configurações (software).
    Acesse a aba ‘Personalização’.
    No lado esquerdo da tela há 2 colunas (‘Campos não Obrigatórios’ e ‘Campos Obrigatórios’).
    Passe para a coluna ‘Campos Obrigatórios) os campos que deseja obrigar.
    Clique em gravar.
  • [FÉRUS] Como faço para cadastrar os produtos que tenho em minha LAN house no gerenciador FÉRUS?
  • Para que o programa Férus consiga administrar as vendas de produtos é necessário cadastrar os produtos em seu banco. Abaixo, segue o passo a passo para a criação de novos produtos no programa Férus:
    Na aba Principal, clique em ‘Produtos’.
    Em ‘Produtos’ clique em ‘novo’. Insira seu nome, o preço de venda e, para uma organização maior, crie um grupo para este produto.
    Depois de criados e configurados, clique em ‘gravar’ no menu superior.
  • [FÉRUS] Preciso alterar o preço da tarifa da minha LAN house. Como faço isso no programa FÉRUS?
  • Alterar o valor de sua tarifa é simples e rápido. Abaixo, segue como fazer:
    Vá até o menu ‘Configurações’. Depois em ‘Configurações (software)’.
    Acesse a aba ‘Serviços/Tarifas’.
    No lado direito da tela, em Tarifas, clique em ‘editar’.
    Abaixo do botão ‘editar’, selecione o campo ‘Valor Padrão da Hora’ e insira o novo valor desejado.
    Por fim, clique em ‘gravar’.
  • [FÉRUS] Como faço para administrar as permissões de funcionários e gerente da minha LAN house dentro do programa FÉRUS?
  • Por padrão, o programa FÉRUS já define o mínimo de acessos necessários aos perfis de Funcionários. Contudo, caso haja necessidade de alteração, o procedimento é simples e deve ser feito para cada funcionário:
    Vá no menu ‘Principal’ em seguida acesse ‘Perfis’.
    Dentro de ‘Perfil’, localize o cadastro do primeiro funcionário a ter suas permissões personalizadas.
    Agora, clique em ‘alterar’ no menu superior.
    No lado direito central da tela em Nível de Perfil, clique em ‘Permissões de usuário’.
    Com a tela de permissões de acesso, o administrador poderá habilitar novos acessos ou restringir acessos ao seu funcionário.
    Após efetuar as configurações desejadas, clique no botão ‘gravar’ em permissões de acesso e, novamente, em ‘gravar’ no perfil do funcionário.
  • [FÉRUS] Para que serve a opção ‘Sorteio’ e como posso utilizá-lo em minha LAN house?
  • A ferramenta ‘Sorteio’ tem como função apresentar um diferencial para sua LAN house através do sorteio de tempos e brindes.
    Abaixo, segue um exemplo de configuração e utilização do Sorteio manual cujo prêmio são 10 minutos:
    Na tela principal, clique em ‘Sorteio’.
    Selecione a função Sorteio de Tempo Gratuito.
    Abaixo, insira o tempo desejado (no caso do exemplo 00:10:00, representando 10 minutos).
    No lado esquerdo selecione os terminais desejados e clique no botão Iniciar Sorteio.
    Lembrando que o sorteios não podem ser aplicados em vendas ‘pós-pagas’ (hora livre).
  • [FÉRUS] Posso fazer uma venda ‘pré-paga’ para um cliente e recebê-la só depois que acabar seu tempo na minha LAN house pelo programa FÉRUS?
  • Sim. O programa FÉRUS permite que um serviço ‘Pré-Pago’ seja recebido assim que o tempo do cliente terminar em sua LAN house. Proceda da seguinte forma:
    Vá até o menu ‘Configurações (software)’.
    Clique em ‘Monitoramento’.
    Marque a opção ‘Permitir que Pré-Pago pague ao fechar a venda.
    Feito isso, ao lançar uma venda ‘pré-paga’, basta marcar a opção ‘Pagar ao Fechar a Venda’ (no canto inferior esquerdo da janela ‘Lista de Espera’.
    Ao terminar a hora do seu cliente, a venda será pausada ao invés de fechada e o programa FÉRUS servidor emitirá um aviso para o atendente da sua LAN house.
  • [FÉRUS] Possuo várias impressoras instaladas em minha LAN house e isso está confundindo meus clientes na hora de escolher a impressora correta para enviar suas impressões. O programa FÉRUS pode ajudar?
  • Sim. O gerenciador FÉRUS possui um recurso chamado FÉRUS Printer que foi desenvolvido para ajudar nesses casos. O FÉRUS Printer reúne as impressões e as envia para o FÉRUS Servidor que direciona para uma das impressoras cadastradas.
    Para ativar o FÉRUS Printer, realize o seguinte procedimento:
    Clique no ícone da impressora no canto superior esquerdo do programa FÉRUS Servidor.
    Na janela exibida, clique na aba ‘Configurações’.
    Na parte inferior esquerda da janela, marque opção ‘Instalar a impressora do FÉRUS (PDF)’. O FÉRUS Printer será instalado automaticamente em todos os terminais.
    Caso deseje trabalhar somente com a FÉRUS Printer, você pode marcar a opção ‘Apagar outras impressoras’. Isso removerá as outras impressora instaladas nos terminais, facilitando a impressora a ser selecionada pelo seus clientes.
  • [FÉRUS] Gostaria de criar um ‘Corujão’ para meus cliente na minha LAN house. Como posso fazê-lo pelo programa FÉRUS?
  • O gerenciador FÉRUS possui um serviço chamado ‘Promoções’ que permite criar ‘Corujões’ e outras promoções de longa duração que finalizam em um determinado horário do dia (ou da noite).
    Primeiro, vamos ver se você está com o serviço ‘Promoções’ habilitado. Siga os seguintes passos:
    Vá até o menu ‘Configurações (software)’.
    Clique no botão ‘Serviços/ Tarifas’.
    A esquerda desta tela, marque a opção ‘Utilizar Serviço de Promoção’.
    Clique em ‘Gravar’.

    Agora, vamos configurar a promoção ‘Corujão’:
    Vá até o menu ‘Configurações (software)’.
    Clique no botão ‘Serviços/ Tarifas’.
    A direita da opção ‘Utilizar Serviço de Promoção’, há o botão ‘Promoções’. Clique nele.
    Na tela de cadastro de Promoções, clique no botão ‘Novo’.
    Preencha os seguintes campos: Nome, Valor, Tarifa da Máquina, Frequência, Validade (Dias).
    Em 'Tipo', marque a opção ‘Finalizar as’.
    Em 'Horário inicial', informe o horário no qual a promoção está válida para venda.
    Em 'Finalizar as', informe o horário no qual a promoção será finalizada.
    Clique no botão ‘Gravar’.
    Feito isso, agora basta lançar a Promoção recém-criada para os seus clientes na Lista de Espera.
  • [FÉRUS] Como altero a senha dos terminais (F10) no meu gerenciador FÉRUS?
  • A senha para desativar o Férus Cliente deve ser alterada no FÉRUS Servidor. Faça o seguinte:
    Clique em ‘Configurações’.
    Depois em ‘Configurações (software)’.
    Acesse a aba ‘Terminais’.
    Dentro da tela de Terminais, no lado direito central em “Senha para liberação do terminal” insira a nova senha.
    Clique em “Gravar”.
  • [FÉRUS] Gostaria de utilizar um leitor biométrico em minha LAN house. O programa FÉRUS é compatível?
  • Sim. O programa FÉRUS permite fazer uso de um leitor biométrico instalado no servidor para agilizar a identificação dos seus clientes em sua LAN house. Contudo, por questões tecnológicas, o programa FÉRUS é compatível somente com o leitor biométrico da Digital Persona - no qual se mostrou ser um dos mais eficientes do mercado. Basta conectá-lo diretamente ao seu computador servidor e instalar os drivers que o acompanham.
  • [FÉRUS] Tenho um leitor de código de barras em minha Lan house e gostaria de utilizá-lo. O programa FÉRUS é compatível?
  • Sim. O programa FÉRUS permite fazer uso de um leitor de código de barras instalado no servidor para agilizar a busca e a venda de produtos em sua Lan house. Basta conectá-lo diretamente ao seu computador servidor e instalar os drivers que o acompanham. Caso deseje que as vendas de produtos em sua Lan house sejam feitas somente através do leitor de código de barras, basta ir até a opção ‘Configurações > Configurações (software) > Monitoramento’ e marcar a opção ‘Permitir venda de produtos somente por código de barras’.
  • [FÉRUS] Como faço para alterar o papel de parede dos terminais no gerenciador FÉRUS?
  • Para alterar o papel de parede em sua LAN house, acesse:
    ‘Configurações’ e depois ‘Configurações (software)’.
    Acesse a aba ‘Geral/Pagamentos’.
    No lado esquerdo superior, em ‘Férus Papel de Parede’, pode-se personalizar seus temrinais com até 4 papéis diferentes que rotacionam na tela com o tempo.
  • [Site] Preciso imprimir a segunda via do boleto da mensalidade do programa FÉRUS. Como proceder?
  • Para imprimir a via digital do boleto da mensalidade do programa FÉRUS, você deve realizar o seguinte procedimento:
    Acesse nosso site www.kairus.com.br.
    Clique no botão ‘Login’ (no menu superior direito do site).
    Digite o CNPJ/CPF ou e-mail no campo ‘usuário’ e sua senha.
    Na tela de Contrato, selecione o mês da fatura a ser paga.
    Selecione a opção ‘Boleto’.
    Clique em ‘gerar boleto’ e imprima-o.
  • [Site] Preciso acessar o site da KAIRUS mas esqueci minha senha. Como proceder?
  • Para resgatar a senha do login da área administrativa de nosso site, basta preencher o campo ‘usuário’ com o CPF/CNPJ ou e-mail cadastrado conosco e clicar no botão ‘Esqueci minha senha’ logo abaixo do campo ‘senha’. A senha será enviada para o seu e-mail cadastrado em nossa base de dados.
  • [Site] [Site] Preciso alterar/ atualizar meus dados no site da KAIRUS. Como proceder?
  • Algumas informações como ‘e-mail’ ou ‘endereço’ podem ser alteradas diretamente no site da KAIRUS. Para isso, basta fazer o login em nosso site e clicar no botão ‘Informações Cadastrais’. Selecione os campos a serem atualizados e faça as alterações. As informações serão gravadas automaticamente.
  • Kairus Tecnologia da Informação
    copyright (c) 2018. Todos os Direitos Reservados